A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil apresenta na sexta-feira (25) durante evento em Imperatriz (MA) publicação sobre educação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma série de vídeos para crianças sobre o tema e um curso online sobre mudanças climáticas.

O evento, que já ocorreu em Manaus (AM) e São Paulo (SP), tem como objetivo dar seguimento à divulgação da iniciativa Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

O encontro, realizado pelos ministérios do Meio Ambiente e pelo Ministério da Educação, em parceria com a prefeitura de Imperatriz, marca o lançamento da 5ª Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente e acontece no Palácio do Comércio e Indústria. A presença do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, está confirmada.

A publicação “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem” é uma tradução de edição produzida pela UNESCO como material de apoio para professores e gestores da educação. O objetivo é oferecer um guia para o ensino dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, dessa forma, contribuir para a sua realização.

Já a série “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Crianças” — fruto de uma parceria entre UNESCO no Brasil, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação — é composta por oito vídeos sobre nove dos 17 ODS, e visa a sensibilizar crianças entre 7 e 11 anos e a comunidade escolar.

O Curso Online Introdutório sobre Mudança Climática é gratuito, pode ser feito de acordo com a disponibilidade de cada um e oferece informações claras, concisas e atualizadas para quem quer conhecer melhor o assunto. O curso foi desenvolvido pelo UN CC:Learn, projeto que envolve mais de 35 agências das Nações Unidas, e traduzido para o português pela UNESCO no Brasil em parceria com o governo brasileiro. Mais de 10 mil pessoas, de vários continentes, já fizeram o curso, que está disponível em cinco línguas.

A Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente é realizada pelos Ministérios de Meio Ambiente e de Educação, sendo uma importante estratégia de mobilização, sensibilização e formação em cidadania ambiental que acontece nas escolas e comunidades de todo o país a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

A programação do evento também conta com a realização de oficinas sobre a Conferência, a Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P) e o Licenciamento Ambiental, este último ministrado pelo IBAMA.

Serviço

Apresentação de materiais da UNESCO sobre Educação e Desenvolvimento Sustentável e lançamento da 5ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Data: 25 de agosto, das 8h30 às 12h30.

Local: Palácio do Comércio e Indústria, Rua Bom Futuro, 455, Centro, Imperatriz (MA)

https://www.portalcwb.com/unesco-apresenta-materiais-educativos-sobre-objetivos-globais-no-maranhao.html